sábado, 17 de março de 2012

Maus tratos a animais movimentam ONGs no AM.

Cães e gatos somam o maior número de registros de maus tratos em Manaus.
MANAUS - Os apaixonados pelos animais sairão às ruas das principais capitais brasileiras neste domingo (22), reivindicando melhorias na lei que protege os animais de maus tratos. Em Manaus, organizações independentes se unirão para realizar o evento.
A Manifestação “Crueldade Nunca Mais” se concentra desde às 9h em frente ao Empório Ponta Negra, de onde seguirá por toda a orla até chegar ao Tropical Hotel. Na capital amazonense a ação está sendo realizada pela ONG Proteção, Adoção e Tratamento Animal (PATA), em parceria com o Grupo de Proteção aos Animais (GPA), Organização Bicho Amado (OBA) e a ComPaixão Animal.
Crimes
Manter animais em lugares sujos, que dificulte sua respiração, movimento ou descanso; obrigá-los a trabalhos com esforço físico excessivo; ferir ou mutilar, com exceção da castração de animais domésticos – feita por um profissional autorizado – é crime de acordo com o artigo terceiro da Lei Federal nº 24.645.
Maus tratos a animais tem se tornado frequentes. Muitos casos registrados são praticados pelos próprios “donos” dos animais que os abandonam por diversos motivos, entre eles, a falta de serventia do bicho, ou muitas vezes por motivos de doença, os bichos são deixados nas ruas ou em lugares de mata fechada.
Há também casos onde os animais são maltratados pura e simplesmente por maldade, torturados e feridos por estas pessoas que muitas vezes dizem estar apenas “brincando”.
De acordo com a presidente do PATA, Anacy Miranda, quase mil pessoas já confirmaram presença no evento na página da ONG no facebook. “Esta é uma manifestação que acontecerá neste domingo em diversas capitais brasileiras e qualquer pessoa pode participar. Só é indicado que as pessoas não levem seus animais, pois haverá carro de som, estamos sujeitos ao sol ou chuva, o que não é o mais indicado para os nossos bichinhos”, destacou.
Segundo Miranda, o maior número de casos que eles recebem é de maus tratos com cachorros e gatos, porém há registros também com outros animais, só que em menor número, como por exemplo, maus tratos com burros e até ao porquinho da índia. “A ação visa a cobrança de leis mais rígidas. Hoje as punições são muito brandas, como pagamentos de cestas básicas e serviços comunitários”, ressaltou.
Nas ruas
De acordo com Miranda, cerca de 600 mil animais vivem nas ruas da capital amazonense.  “As pessoas pegam um animal e não pensam nos custos e isso acaba gerando um número maior de abandonos. O animal cresceu, o dono enjoou, não tem mais dinheiro nem espaço na casa. Com muitos bichos abandonados, nem formando cem ongs vamos dar conta se a população não ajudar”, alertou.
Ação
Outros estados da Amazônia também participarão da manifestação neste domingo. Em Boa Vista (RR) o evento será às 18h na Praça das Águas, no centro da cidade. Em Porto Velho (RO) às 16h na Av. Jorge Teixeira. Em Belém (PA) às 10h em frente ao Hotel Hilton. Em Cuiabá (MT) a manifestação será às 9h na Praça Santos Dumont e em São Luís (MA) às 10h na Av. Litorânea, Praia do Calhau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário